Jogou com o sub 15, tá morto

O sub 15 de basquete do verdão está marcando uma geração no senário dessa modalidade. Ontem,  6 de setembro de 2014, um fato ficou marcado para a história do basquetebol brasileiro. A equipe sub 15 do Palestra completou 50 jogos invictos. A vitima dessa vez foi a Liga Sorocabana. Um modesto placar de 104 x 36. Gabriel Wayk e Yago Mateus foram os destaques do jogo, com 21 pontos e 14 pontos, respectivamente. Entretanto, não foi só esses dois jovens jogadores que se destacaram, o coletivo mais uma vez teve sua contribuição para a vitória. O jogo ainda marcou a volta do jovem Artur Fontana que desfalcou a equipe devido a uma lesão grave no joelho.
Heron Ledon/Divulgação
 

O sucesso da equipe começou em 2011 quando ainda era sub12 . O verdão foi campeão no troneio em Mar del Plata, diante do poderoso Peñarol  que hoje possui jogadores, de seleção, como Facundo Campazo , Martin Leiva e Leo Guttiérrez. No ano seguinte, o Palmeiras foi campeão ( sub 13) e  se sagrou campeão tanto do torneio da Grande São Paulo ( GSP) e do Estadual, vencendo o Limeira. Um resultado de 73 x 40 par o time alviverde.
Torneio em Mar del Plata
 

Em 2013, Betão chegou ao Palmeiras, após fazer um bom trabalho no Metodista e comandou o sub 14 do Palmeiras.  Mais uma vez, como no ano anterior, os meninos de OURO do verdão ganharam o GSP e o Estadual.  Os dois torneios foram sem nenhuma dificuldade para o Palestra. Os jogos mais difíceis foram na semifinal do GSP, diante do São José, uma vitória de 16 pontos. Já na final os guerreiros Palestrinos  tiveram um pouco de dificuldade , diante do forte time do Pinheiros. Mas nada de outro mundo. Fim de jogo e um resultado de 63 x 31 para o time de Perdizes.
Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação
 

Esse ano, a equipe do Palestra manteve sua excelente base e trouxe reforços pontuais. Será muito difícil bater o atual sub 15, mas que o Pinheiros pode dar trabalho. A fase final será um quadrangular. Palmeiras e Pinheiros estarão lá. Provavelmente Barueri e São José se classificaram e Círculo Militar corre por fora.

O confronto esperado por todos será entre Palmeiras e Pinheiros, uma reedição da final do ano anterior. A disputa do garrafão irá ser intensa. Se de um lado o Pinheiros possui um garrafão com Matheus Damacena e Guilherme Henrique ( seleção sub 15 paulista), o verdão não fica atrás com os jovens Nicolas Oliveira e Felipe Fraga. Outro confronto no mínimo interessante será entre os treinadores, os melhores da base. Willians Manzini pelo verdão e Thelma de Nazareth Tavernari  pelo Pinheiros.

Willians Manzini, o Will é um verdadeiro campeão. Ganhou vários títulos pelo Palestra. Foram eles: Campeão GSP e Estadual pelo sub 12 ( 2013), campeão GSP e Estadual pelo sub 15 ( 2013) e dois títulos pela seleção paulista sus 15 no campeonato Brasileiro, nos anos de 2013 e 2014.

Já Thelma não fica atrás. Ela foi vice – campeã em 2013 no torneio GSP ( sub 14) além de um terceiro lugar no sub 15 pelo GSP. Além disso, é impressionante o que seus jogadores absorvem de seu conhecimento. Sem falar que nunca perde a compostura, passando sempre tranquilidade aos seus jogadores.

Voltando a falar do jogo de ontem, entre Palmeiras x Liga Sorocabana, a geração alviverde completou 4000 pontos ao marcar 79 pontos nos 50 jogos invictos. Esse time não apresenta só cinco titulares, têm no mínimo 9, 10 jogadores  que quando entram o ritmo fica o mesmo. Essa equipe é uma verdadeira maquina de fazer pontos. Além disso, uma defesa extremamente forte e compacta. Uma marcação pressão quadra inteira, o que faz abrir uma vantagem enorme nos começos dos jogos. Essa marcação continua o jogo inteiro independente do placar, fora a calma em administrar pequenas ou grandes vantagens, o que nunca vemos no basquetebol  brasileiro. Quantas vezes vantagens de 10 ou mais pontos já foram perdidas rapidamente. No sub 15 do verdão isso NUNCA acontece. Deveria servir de exemplo para o basquetebol.
 

Gostaria de fazer um destaque para uma jogador do Palmeiras. O jovem armador Yago Matheus, um armador que domina todos os fundamentos, que atingiu uma maturidade  de forma incrível, sem falar que já presenciei marcações dobradas a até desleais e o jovem nunca perdeu controle. Sua resposta é simples, é dentro da quadra.

Parabéns sub 15 do Palmeiras e ao coach Willians, vocês fizeram história no clube.

 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s